quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

O Coturno

O que é




Coturno é um tipo de calçado, voltada principalmente para o uso por militares em atividades de combate. Geralmente são feitos de couro (tratado de maneira especial para tornar-se impermeável), porém tecnologias modernas permitem a fabricação de coturnos com materiais como kevlar e nomex.

O objetivo do coturno é oferecer ao combatente uma combinação de atrito com o solo (evitando escorregões), estabilidade do tornozelo (evitando torções) e proteção para os pés. Apesar da aparência rústica, coturnos modernos podem ser bastante confortáveis.

Coturnos também são populares como vestimenta nas subculturas do gótico, punk, grunge, heavy metal, skinhead, industrial entre outras; no entanto, eles estão se tornando mais e mais mainstream. Além da moda, em si, muitas pessoas optam por usar coturnos simplesmente devido à durabilidade, conforto e outras utilidades, já que as botas são projetados especificamente para serem confortáveis de usar em uma variedade de mudanças e condições, por longos períodos sem desgaste significativo.

Coturnos têm uma vida útil mais longa do que as botas comuns, o que pode dar-lhes uma sensação de vintage. Por essas e outras razões, podem ser comprados em quase todas as cidades de certo tamanho em lojas de excedentes militares, ou em grandes cidades em lojas de produtos específicos para roqueiros ou motociclistas.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Coturno

2 comentários:

  1. oi, queria muito um igual a esse , mas não acho em lugar nenhum , ou quando acho está em falta , ou não tem meu número,vcs não vendem esses coturnos ? precisava de um 35,36 obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Massa esse aí... Clássico. Era o coturno que os militares e o pessoal das empresas de energia usava em campo. Difícil de achar, nem as lojas militares têm mais... Esses dias entrei numa; só estão trabalhando com aquele de lona, "couro sintético" sem biqueira ( um coturno desengonçado e feio). Hoje só se acha desse tipo ou dos muito arrojados e caros, diga-se de passagem. Não se fazem mais coturnos como antigamente.

    ResponderExcluir